quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Jornal Teocomunica: Edição de Agosto


Edição de Agosto
Jornal Teocomunica

Especial Agosto Indígena

No mês de agosto tivemos muitas atividades para a turma da nossa Imprensa Jovem! Isso porque o Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado anualmente em 09 de agosto e neste mês acontece o “Agosto Indígena” cheio de eventos e programações voltados aos índios. O primeiro foi a:
Imersão Kunumi.
No dia 16, quarta feira, três de nossos repórteres foram visitar duas aldeias indígenas junto de outras seis escolas.
Eles foram primeiro no CECI Krukutu e depois visitaram ao CECI Tenondé Porã. Chegando à aldeia Krukutu, os alunos receberam instruções do Coordenador do Núcleo de Educomunicação, Carlos Lima, e entrevistaram Tupã Oliveira, o coordenador do CECI.

Depois de conhecer o ambiente da aldeia, os alunos foram organizados para realizar uma coletiva de imprensa com o escritor Olivio Jekupé em uma palestra sobre a cultura indígena e o preconceito.
Os alunos também assistiram uma apresentação do MC Kunumi, o primeiro rapper indígena, na Oojere - Casa de Cultura. E em ambas as aldeias experimentaram a “xipá”, espécie de bolinho de farinha de mandioca, assado ou frito, dentro da “Opy” - Casa de Reza:
A ideia desse contato dos alunos com os jovens indígenas é a de implantar o projeto da Imprensa Jovem nos CECIs, também!
Para mais imagens dessa visita incrível, veja nossos Fotoclipes acessando nosso canal do Youtube: TV Teocomunica 2.0
III Mostra Cultural Agosto Indígena no CEU Vila Rubi

No dia seguinte, 17 de agosto – quinta feira, aconteceu a abertura da III Mostra Cultural Agosto Indígena, no CEU Vila Rubi.
As duas aldeias da DRE Capela do Socorro, Tenondé Porã e Krukutu, mostraram os seus trabalhos e artesanatos, entre eles instrumentos, esculturas e utensílios. Também trouxeram a xipá para a degustação de todos os presentes.





O coral do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Tenondé Porã, formado por 20 indígenas, entre crianças, jovens e adultoscantou três músicas na língua Guarani.
Wera Jeguaka, o Kunumi MC, cantou seus raps antes do debate que foi formado pela liderança indígena. Ele abordou em suas letras a luta dos povos indígenas e transmitimos ao vivo sua performance em nosso Facebook.

No debate sobre os povos indígenas foram abordados a história do Brasil e os problemas enfrentados por esses povos. A palestrante Marcele Guerra, apresentou slides e falou sobre nossa descendência indígena, indagamos nossas origens europeias que são tão valorizadas e desconhecemos a ancestralidade africana e indígena. Falou também da luta pela concretização dos direitos dessa minoria e como nossa Constituição é muito recente num ponto de vista histórico.
O professor Leno Ricardo Vidal, da EMEF José de Alcântara Machado Filho, exibiu um documentário onde apresentou o trabalho que desenvolve em sua Unidade Escolar junto as aldeias de sua região. Sua palestra era intitulada “Eu Venho do Mundo, Raízes Pankararu: Um Memorial Encantado do Outro Lado do Rio”.

PARA ASSISTIR ESSA PALESTRA, CLIQUE AQUI

E em seguida todos foram convidados a participar de uma apresentação cultural Pankararu   uma dança sagrada, onde pediram aos ancestrais: saúde e fé.

PARA ASSISTIR A DANÇA, CLIQUE AQUI E AQUI

Finalizando, houve as Oficinas KARIRI XOCÓ de pinturas no corpo com Jenipapo, Urucum e pigmentos naturais.



[ATUALIZAÇÃO]

Entrevista com o Adriano, coordenador do CECI Tenondé Porã:







Um comentário:

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.